resenha
Revista Profissão Docente
UNIUBE – Universidade de Uberaba
ISSN:1519-0919
www.uniube.br/propep/mestrado/revista/
COSTA, Gisele Passos
"Cultura: um conceito antropológico", de Roque de Barros Laraia, professor emérito da UnB, é uma obra clássica, publicada pela primeira vez em 1986. O autor a inicia com uma breve apresentação, na qual situa o leitor quanto aos seus propósitos: discutir o conceito antropológico de cultura por meio de um texto didático e, portanto, bastante claro e simples. Para isso, utiliza exemplos ricos e variados, tomados emprestados de autores nacionais e estrangeiros.
O livro está dividido em duas partes: a primeira traz um breve histórico do desenvolvimento do conceito de cultura, desde os iluministas até os autores modernos; a segunda parte procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.
Traz ainda, em anexos, dois textos independentes que enriquecem o conteúdo da obra, além de uma vasta bibliografia, caso o leitor queira aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema.
De acordo com o autor, desde a Antigüidade, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos, e foram comuns as tentativas de explicar tais diferenças a partir das variações dos ambientes físicos. Mas os exemplos citados por Laraia servem para mostrar que as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades somatológicas ou mesológicas; para ele, tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens.
Segundo o antropólogo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo denominado endoculturação. Ou seja, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de
RPD – Revista Profissão Docente,