geografia
Introdução:
Quando da confecção de um determinado produto, deve-se, como um dos fatores prioritários, selecionar o material adequado que o constituirá.
Para tanto, o material deve ser avaliado sob dois aspectos: suas qualidades mecânicas e seu custo.
Classificação dos materiais:
Apresentamos na figura 1, uma classificação dos materiais mais comumente utilizados, tendo cada um sua importância e emprego definido em função de suas características e propriedades.
Conhecidas as classes dos materiais passemos agora a especificá-los por grupos e emprego a que se destinam, pois todos os materiais possuem características próprias que devemos conhecer para podermos empregá-los mais adequadamente.
Materiais metálicos:
Ao estudarmos a classe dos materiais metálicos podemos dividi-los em dois grupos distintos: os ferrosos e não-ferrosos.
Materiais metálicos ferrosos:
Desde sua descoberta os materiais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica.
Os materiais ferrosos mais importantes são:
- Aço – liga de Fe e C; com C < 2,11% - material tenaz, de excelentes propriedades, de fácil trabalho, podendo também ser forjável.
- Ferro fundido – liga de Fe e C com 2,11 < C < 5% - material amplamente empregado na construção mecânica, e que, mesmo não possuindo a resistência do aço, pode substituí-lo em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem.
Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam materiais de grande resistência.
Materiais metálicos não-ferrosos:
São todos os demais materiais metálicos empregados na construção mecânica. Possuem empregos mais diversos, pois podem substituir os materiais ferrosos em varias aplicações e nem sempre podem ser substituídos pelos ferrosos.
Esses materiais são geralmente utilizados isoladamente ou em forma de ligas