Relatório de Química
TÉCNICO INTREGRADO EM AGROINDÚSTRIA
AMANDA TOBIAS PANSINI
CAMILA MOREIRA
DIÚLIA ZUCCON FAZOLO
ROBSON PETERLE MOREIRA
WELITA DE CÁSSIA MARETO DURÃES
INDICADORES ÁCIDO-BASE
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2012
AMANDA TOBIAS PANSINI
CAMILA MOREIRA
DIULIA ZUCCON FAZOLO
ROBSON PETERLE MOREIRA
WELITA DE CÁSSIA DURÃES MARETO
INDICDORES ÁCIDO-BASE
Relatório apresentado ao Ifes campus Venda Nova do Imigrante, curso técnico em Agroindústria, como requisito parcial para aprovação na disciplina Química.
Professora Orientadora: Raquel da Silva Xavier.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2012
1. INTRODUÇÃO
Para tornar mais práticos os estudos e trabalhos e a fim de facilitar a identificação do pH das substâncias (em consequência de uma admissível deficiência de dados para efetuar o calculo de pH) foram desenvolvidos diferentes indicadores ácido-base. Estas, são substâncias que alteram a cor original do conteúdo quando expostos as diferenças de pH.
Os indicadores ácido-base, são geralmente pigmentos extraídos de plantas que servem para indicar o comportamento ácido, básico ou neutro de uma solução aquosa. E os que nós usamos nesta experiência são a fenolftaleína (corante orgânico, sólido e branco, solúvel em álcool etílico), e o) , o alaranjado de metila, e o azul de bromotimol.
Sendo talvez o mais difundido, o indicador universal que é uma mistura de vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela.
Para medir o pH de uma solução, podemos usar um indicador universal que é uma mistura de vários indicadores. É apresentado comercialmente