Ph
O pH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois indica a concentração de íons H+ no meio. De uma forma mais clara pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
O pH do nosso couro cabeludo varia entre 3,8 - 5,6. No caso dos shampoos, os que apresentam pH abaixo de 7 (normalmente em torno de 4,5 - 5,0) são mais hidratantes, pois selam as cutículas do cabelo; já os mais básicos (ou alcalinos) apresentam pH acima de 7 e abrem as escamas, fazendo assim uma limpeza mais profunda nos fios.
Qual a importância do pH na fórmula?
O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.
Relação entre o pH da pele e o pH do produto
O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente inóspito para o desenvolvimento de micro-organismos que possam nos causar mal. Se a gente deseja suavidade na limpeza do couro cabeludo e do cabelo, devemos optar por formulações com pH nesta faixa ou próxima dessa, isto é, pH entre 5,5 e 7,0 .
Como ele age no cabelo?
Não é o pH que age no cabelo e sim as substâncias químicas contidas na fórmula que de acordo com sua concentração, tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para realizar a neutralização