PGT
1. INTRODUÇÃO
A forma como as grandes empresas realizam a gestão de pessoas passa por alterações nos últimos anos, já que a globalização faz com que as empresas necessitem de constantes inovações e respostas rápidas para competir no mercado. Cada vez mais, as empresas necessitam de colaboradores que possam corresponder a essas novas necessidades, isso faz com que essas organizações procurem por novos padrões de gestão de pessoas, valorizando mais os profissionais que prestam serviços a ela.
O programa de Trainee se encaixa nessa necessidade, já que um de seus principais objetivos é recrutar jovens talentos e criar as condições necessárias para que eles se desenvolvam dentro da organização. Para atrair esses jovens talentos são oferecidas diversas vantagens e, em conseqüência disso, há uma grande concorrência nos processos seletivos para Programas de Trainee.
Por ser um tema que ganhou maior notoriedade recentemente, ainda é escasso o número de artigos científicos que tratam especificamente sobre este tipo de Programa, dificultando a utilização de várias referências.
O objetivo do estudo foi averiguar qual o impacto que o Programa de Trainee tem, tanto para a empresa, em termos de resultados, quanto para os jovens que participam deste Programa, em termos de desenvolvimento de carreira.
O estudo mostra como surgiu o Programa de Trainee e, em seguida, aponta quais os seus objetivos, além de mostrar algumas das características dos Programas de Trainee desenvolvidos pelas empresas brasileiras. Em seguida procuramos mostrar as características das empresas que adotam esse programa,
2. DEFINIÇÃO
Os Programas de Trainees que encontramos em organizações brasileiras são programas que buscam atrair jovens, recém egressos do ensino superior ou finalizando a graduação, com alto potencial de desenvolvimento, para a formação de um “banco de talentos”.
Através destes programas busca-se o desenvolvimento das competências