Petroleiros
Os navios petroleiros no âmbito da economia tem sua importância reconhecida, como navios tanques, sua alta capacidade de transporte de petróleo e seus derivados, compõe cerca de 48 por cento do porte da frota mundial, constituem o maior segmento do mercado e aquele em que se encontra os maiores navios em existência como é o caso do maior petroleiro do mundo o Knock Nevis- Batizado antigamente como Jahre Viking, este superpetroleiro é o maior navio em operação no mundo. Ele mede 458 metros de comprimento. Até 1989 navegava com o nome de Seawise Giant.
Knock Nevis - Em 1986, durante a guerra Irã-Iraque, o Knock Nevis, então com o nome de Seawise Giant, foi seriamente danificado após ser atacado pela Força Aérea de Saddam Hussein no Estreito de Ormuz, Golfo Pérsico. O navio afundou e ficou encalhado até o final do conflito, quando foi comprado por uma companhia norueguesa e reparado. Falaremos com mais detalhes no desenvolvimento desse trabalho
Os modernos navios gigantes de hoje têm uma tripulação muito pequena, já que todos os comandos são computadorizados e automatizados. A navegação é feita pelo sistema de satélites GPS
Por fim, relata-se sobre o petroleiro suezmax sua estrutura e principais nomenclaturas, embarcação escolhida pela equipe a ser construída sua réplica como apresentação do projeto prático indisciplinar.
2. TIPOS DE NAVIOS
A forma mais comum de classificação de navios é de acordo com a sua atividade. O Regulamento Geral das capitanias distingue cinco categorias não-militares: Comercio, Pesca, Rebocadores e Auxiliares. Contudo para fazer justiça a diversidade de navios existentes, é preferível utilizar uma classificação mais detalhada como a que se mostra na figura abaixo. Dentro dessa classificação é ultil distinguir alguns sub-tipos que referenciam a natureza do tráfego, a forma de casco, o sistema de movimentação, de carga, o tipo de sitema propulsor, etc.
3. OS PETROLEIROS
Os navios