petroleiro jao candido

460 palavras 2 páginas
O navio João Cândido, primeiro construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), completa hoje um ano em operação. A entrega marca o ressurgimento da indústria naval pernambucana. Em sua primeira viagem, o petroleiro saiu do Porto de Suape, a 50 quilômetros de Recife, e seguiu em direção à Bacia de Campos, onde foi carregado pela primeira vez com petróleo produzido pela plataforma 38, no campo de Marlim.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 1 milhão de barris – metade da produção diária nacional -, o João Cândido é o principal expoente da nova indústria naval brasileira. Segundo a Transpetro, o petroleiro está operando normalmente desde sua entrega. Esta semana, o navio estava no Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (SC), onde descarrega petróleo extraído na Bacia de Campos (RJ).

Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Mas, a entrega do navio não foi apenas um dia de boas notícias. Logo após receber a encomenda, a Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou que o Atlântico Sul seria multado em R$ 3,6 milhões pelo atraso em 20 meses na entrega do petroleiro. As más notícias não pararam por aí. Na ocasião, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou que os contratos de compra e venda de 12 navios assinados junto ao EAS estavam suspensos.

O acordo foi sustado porque o estaleiro não estava conseguindo cumprir o cronograma de entregas e estava inadimplente com o contrato porque estava sem parceiro tecnológico. Em março de 2012, a coreana Samsung anunciou a saída do negócio, onde detinha 6% de participação e era parceira técnica.

Os problemas foram resolvidos aos poucos. Em junho do ano passado, o EAS anunciou o novo parceiro tecnológico: a japonesa IHI Marine. Em seguida, foi apresentado um novo cronograma dos projetos. Por fim, no último dia 20 de maio, o EAS entregou o segundo navio encomendado pela Transpetro, o Zumbi dos Palmares.

Além dos dois navios, o EAS já entregou o loer hull

Relacionados

  • tese1
    64656 palavras | 259 páginas