Navios Petroleiros
A partir deste estudo dirigido viemos a nos aprofundar e apresentar características gerais e curiosidade sobre os navios-tanques carregadores de petróleo – os petroleiros.
Navios Tanques são aqueles destinados a transportar granel líquido, como sucos de fruta, produtos químicos, petróleo e seus derivados etc. Como o nome já sugere, os navios petroleiros são aqueles responsáveis por carregar petróleo e seus derivados e serão o foco do nosso estudo.
Este tipo de navio possui várias peculiaridades que exigirão diferentes equipamentos portuários para carregamento e descarregamento, inovações na sua concepção e outros aspectos que serão apresentados e mais detalhados ao longo deste estudo.
A princípio, apresenta-se um breve histórico do uso deste navio na atividade naval mundial e brasileira.
A seguir, informações acerca do petróleo, a carga transportada por estes navios, são trazidas a fim de esclarecer alguns conceitos necessários para o entendimento de certos tipos de petroleiros.
As sessões seguintes trarão informações sobre a embarcação propriamente dita: dados estruturais, formas de utilização, arranjos gerais etc.
A sessão 6 dá uma ênfase especial nas regulamentações para construção destes navios por serem de extrema influência em sua organização estrutural.
Nas sessões 7 e 8 discorre-se sobre alguns aspectos particulares dos navios petroleiros, como táticas de segurança e problemas específicos do transporte de carga líquida.
A sessão 10 trata de certos tipos especiais de navios, utilizados para transporte de mais de um tipo de carga em uma mesma estrutura.
Por fim, a sessão 11 traz informações acerca de alguns terminais portuários necessários para que um porto consiga abrigar um navio petroleiro.
2. HISTÓRICO DOS PETROLEIROS
Na década de 1850, poços de petróleo na Pensilvânia, nos Estados
Unidos, começaram a ser explorados. Antes desse tempo, o óleo era transportado apenas em vasos de cerâmica, o que era uma maneira