Petrobras Ava
Introdução
O individuo não consegue construir nada sozinho ele sempre irá precisar do outro para se desenvolver como, por exemplo, em uma sociedade, instituições, escolas, ONGS, igrejas, trabalho, família e etc., sempre estará convivendo com a coletividade. E assim irá se adaptar ou não a sociedade e consequentemente contribuir com o crescimento do meio.
Mas para que isso aconteça é necessário que o individuo aprenda as regras do meio em que convive ou participa, um exemplo disso são os valores e costumes dos lugares, regiões ou grupo que o individuo pertence. Consequentemente depois de se descobrir como um ser único, dentro de um meio, esse individuo depois de conviver e aprender regras e valores, acaba agindo por si só de acordo com as regras e valores que considera importante para si próprio e poderá escolher a trajetória de sua vida.
Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.
Não faz muito tempo foi descoberto que dentro dessa empresa alguns funcionários e pessoas secundárias estavam desviando dinheiro da corporação, ou seja, ocorreu uma lavagem de dinheiro, com isso as crenças e valos da corporação foram perdidos.
Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.
O ex-diretor de abastecimento da Petrobras; Paulo Roberto Costa era investigado pelo Ministério Publico Federal por supostas irregularidades na compra pela Petrobrás de refinaria, de Pesadana no Texas, em 2006. Em depoimento o ex-diretor afirmou que havia um esquema de propina em obra da estatal, e que o dinheiro abastecia o caixa de partidos como: PT, PMDB e PP. De 2004 a 2012 Paulo Roberto costa é preso pela PF, sobre suspeita de destruir e ocultar documentos, costa passou a ser investigado após ganhar em março do ano passado um carro de luxo do doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos lideres do esquema.
Expor