Petrobras Ava 1
Segundo Oliveira (2005), os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais, podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva. No entanto, para Chiavenato (2005), os valores definidos por uma organização muitas vezes podem diferir daquilo que os seus dirigentes acreditam ou valorizam no seu cotidiano.
A empresa Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua nos setores de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. A Petrobras tem em seu perfil a ética e a transparência, com mecanismos de monitoramento, fiscalização e prestação de contas, além de combate à corrupção.
O perfil do profissional Paulo Roberto Costa se enquadrava ao da empresa. Especializado em engenharia mecânica e engenharia de instalações no mar, foi colaborador da empresa desde 1978 até chegar ao cargo de diretor de abastecimento em 2004. Porém, diante dos valores, da alta lucratividade e visão no mercado nacional e internacional da empresa, seu perfil não foi alinhado aos valores da mesma, conforme demonstrado na tabela a seguir:
PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL
Crenças e valores da empresa
Crenças e valores do profissional que são destoantes das crenças e dos valores da empresa
Ética e Transparência, compromissos orientados por princípios éticos;
Combate à corrupção;
Fazer das pessoas e de seu desenvolvimento um diferencial de desempenho.
Ambição;
Uso do cargo para consolidação de um esquema de corrupção (desvio de dinheiro) envolvendo a Petrobras e outras empresas, além de políticos, chamado de operação “Lava Jato”.
Como o foco das investigações caiu sobre a Petrobras, as crenças e valores da corporação foram perdidos.
Implicações éticas do profissional que apresenta as