Petrobr S
Na manhã do dia 3 de outubro de 1953 foi criada pelo então presidente da república Getúlio Vargas a Petróleo Brasil S/A - Petrobras, tendo como principal objetivo a exploração petrolífera no Brasil em prol da União, mas antes de descrever toda história da maior empresa Brasileira precisamos citar o motivo que ocasionou a criação da Petrobras. Surgiu de movimento popular iniciado em 1946, cujo slogan era “o petróleo é nosso”.
“O Petróleo é nosso.”
O movimento “O petróleo é nosso”, responsável pelo surgimento da Petrobras, ganhou força após a descoberta de reservas de petróleo na Bahia,. Não apenas pelo debate de uma nova política energética para o país, mas pela própria mobilização que gerou, com a adesão de segmentos distintos da sociedade, um dos principais personagens foi o escritor Monteiro Lobato que escreveu livros criticando o governo.
O Slogan ganhou as ruas e rompeu com o discurso vigente até então, de que apenas grandes consórcios internacionais seriam capazes de montar uma indústria petrolífera no Brasil.
Com o apoio popular, a força da campanha tem como resposta a Lei 2004. Aprovada no Congresso Nacional e assinada pelo então presidente Getúlio Vargas, no dia 3 de outubro de 1953, a lei dá origem a Petróleo Brasileiro S/A. – Petrobras. A partir desta data, a nova companhia assume o monopólio da pesquisa, exploração e refino do petróleo no país, além de comercialização de derivados.
LEI 2004
A lei 2004 foi sancionado pelo Presidente Getúlio Vargas em 3 de Outubro de 1953. A lei dispôs sobre a política nacional do petróleo, instituiu a sociedade anônima (Petrobras) e definiu as atribuições do CNP – Conselho Nacional do Petróleo. Estabelecendo assim o monopólio da união na exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil.
“O Congresso acaba de consubstanciar em lei o plano governamental para a exploração do nosso petróleo. A Petrobras assegurará não só o desenvolvimento da indústria petrolífera nacional, como contribuirá