Petrobr S
ESTUDO DE CASO
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA PETROBRAS
LIMEIRA
2015
1. DE ACORDO COM O CASO, QUAIS SÃO OS STAKEHOLDERS
INTERNOS E EXTERNOS DA PETROBRAS?
O principal stakeholder interno da Petrobrás é o estado brasileiro, detentor de
32% do capital da empresa e de 55,6% das ações ordinárias; São também stakeholders internos os demais acionistas da empresa, seus 56 mil funcionários e o
Sindipetro (sindicato dos petroleiros).
Os stakeholder externos, por sua vez, são os consumidores do petróleo, gás natural e seus derivados, os fornecedores, o BNDES e a mídia.
2. O FATO DE O GOVERNO BRASILEIRO SER O PRINCIPAL
ACIONISTA
DA
EMPRESA
AFETA
SUA
POSIÇÃO
DE
STAKEHOLDER? JUSTIFIQUE.
Sendo a Petrobrás uma empresa estatal a influência do governo se dá pelo uso dos seus cargos de dirigentes administrativos por políticos, através de nomeação feita pelo presidente da república e também pelo uso da publicidade que muitas vezes confunde marketing institucional com propaganda governamental;
Portanto a empresa precisa encontrar um equilíbrio entre os interesses das duas partes. A entrada de capital privado na empresa tende a diminuir a posição de stakeholder do governo.
3. POR
QUE
PODEMOS
CONCORRENTES
NÃO
DIZER
ERAM
QUE,
UM
ATÉ
1995
OS
STAKEHOLDER
DA
ORGANIZAÇÃO? COMO ISSO AFETOU O CRESCIMENTO
ORGANIZACIONAL? EXPLIQUE
Pode-se afirmar que até 1995 os concorrentes não eram stakeholder da organização porque até esta data a Petrobrás detinha o monopólio da exploração e refino do petróleo no país e, portanto não possuía concorrentes internos, o que possibilitou um crescimento contínuo em seus ganhos e atividades.
4. COMO A INFLUÊNCIA GOVERNAMENTAL AFETA A POLÍTICA
DE PREÇOS DA EMPRESA?
Sendo a Petrobrás uma estatal, a influência do governo esta em toda a organização; E o governo brasileiro usa o preço da gasolina como instrumento de política monetária para combater a inflação do país, injetando impostos quando vê a necessidade. 5.