Petição Inicial - Processo Civil
MARCELO ..., nacionalidade ..., estado civil ..., profissão ..., portador do documento de identidade n. ..., e inscrito no CPF/MF sob o n. ..., domiciliado na cidade de Campinas/SP, onde reside da rua ..., por seu advogado (instrumento de mandato acostado – doc. 1 em anexo), vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, propor:
AÇÃO DE COBRANÇA, pelo RITO SUMÁRIO,
Com fulcro nos artigos 275 e ss. do CPC, em face de:
SEGURADORA FORGT LTDA., sociedade inscrita no CNPJ sob o n. ..., com sede na rua ..., neste ato representada por ...., pelos motivos de fato e de Direito a seguir expostos.
I – DOS FATOS
Marcelo celebrou com a Seguradora Forgt LTDA., um contrato padrão denominado “Seguro Saúde”, pelo qual teria direito à cobertura médico-hospitalar completa em caso de cirurgias de qualquer espécie. Dois anos depois de ter assinado este contrato, Marcelo teve diagnosticada grave enfermidade renal, para a qual o transplante era a única solução. Tão logo surgiu um órgão compatível, Marcelo foi internado e submetido, imediatamente, ao transplante renal, cujo resultado foi coroado com êxito. A seguradora, no entanto, negou-se ao reembolso das despesas médico-hospitalares, sustentando que a doença de Marcelo era preexistente à assinatura do contrato e que fora por ele omitida quando da contratação.
Como será demostrado a seguir, o Autor tem direito de propor ação de cobrança para ser ressarcido dos danos.
II – DO FUNDAMENTO JURÍDICO DO DIREITO
2.1 – DO FORO COMPETENTE
Prescreve o art. 101 do CDC:
Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas: I - a ação pode ser proposta no domicílio do autor; [...]
Conclui-se que a ação deverá ser ajuizada no domicílio do autor, não o prejudicando e