influencia da cultura organizacional
Competências
1. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal
2. Fundação Getúlio Vargas , Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (Ebape) – Rio de Janeiro,
RJ, Brasil.
RESUMO
O mundo do trabalho passa por profundas transformações, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos impulsionadas, em grande parte, pela globalização da economia e pela evolução da tecnologia. As empresas passam a exigir a cada dia mais, profissionais flexíveis, qualificados, competentes, que se adaptam à mudanças e que possam gerar aumento de produtividade.
Características culturais e comportamentais das organizações têm um efeito mensurável no desempenho da organização. Muitos autores argumentam que o desempenho organizacional é resultante dos diferentes tipos de cultura e da intensidade da força cultural apresentados pela empresa. Este artigo tem por objetivo verificar de que forma a cultura organizacional influencia na gestão de competências.
Palavras-chave: Cultura Organizacional, competências, gestão.
1. Introdução
A globalização da economia, o aumento da interdependência entre mercados e a rapidez com que novas tecnologias são introduzidas e renovadas vêm gerando ao longo dos tempos, profundas transformações no mundo do trabalho, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. As empresas, a cada dia mais, demandam profissionais qualificados, competentes, flexíveis, proativos que possam gerar aumento de produtividade.
Diversos estudiosos consideram a cultura organizacional como importante aspecto da análise organizacional, capaz de oferecer parâmetros úteis para uma compreensão ampliada do comportamento da organização. A cultura é uma realidade social, produto e processo ao mesmo tempo. Ela reflete o modelo de interações humanas e é o resultado da criação e recriação contínua das inter-relações. Foi a partir dos trabalhos de SCHEIN (1993) e
FIRSIROTU (1984),