Petição Inicial - CPC
Processo nº ....
JOÃO MACEDO, (naturalidade), (estado civil), designer de produtos, portador do RG nº ..., inscrito no CPF sob o nº ..., domiciliado e residente no (endereço), São Paulo, SP, CEP .... , vem, por meio de seu advogado, com escritório localizado no (endereço) São Paulo, SP, CEP ..., propor a presente
AÇÃO INDENIZATÓRIA pelo rito ordinário (baseado no art 292 §2º CPC) em face de ABC ELETRONICS LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº ..., estabelecida no (endereço), Curitiba (PR), CEP ...., pelos fatos e motivos adiante expostos: DOS FATOS O Autor é “designer” de produtos na cidade de São Paulo, onde é domiciliado e, ao ser contratado para participar de um grande projeto, decidiu fazer um investimento de R$ 15.000,00 na compra de um microcomputador portátil (“notebook”) de última geração, o qual foi adquirido na loja Ré ABC Eletronics Ltda, sediada na cidade de Curitiba-PR.
O produto é fabricado por uma empresa norte-americana, a Pearl Inc., e é importado com exclusividade por algumas lojas no Brasil, como a da Ré, não possuindo nenhum prazo de garantia, além daqueles que são respaldados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ao efetuar a compra do produto por telefone, solicitou que a entrega do mesmo fosse feita em sua residência, sendo o pagamento debitado em uma única parcela em seu cartão de crédito. Três dias depois da aquisição, o microcomputador foi entregue na residência do Autor.
Ocorre que, mesmo o Autor seguindo todas as instruções do manual, tentou ligar o aparelho, porém, não obteve sucesso, pois o produto simplesmente não funcionava.
Quatro dias depois da compra, o Autor dirigiu-se ao estabelecimento comercial da Ré, em Curitiba (PR), para exigir a substituição do produto, e foi informado de que a empresa, por ser representante da marca do computador, possuía um serviço de assistência técnica para onde o produto deveria ser