Petição de esclarecimentos
Muito se tem discutido acerca dos gastos governamentais e onde estaria o dinheiro que o povo paga em impostos, se a administração e o remanejo de tais gastos estaria aceitável e de acordo com o esperado. Os governos, porém, esquecem princípios básicos para manter a qualidade, como a universalidade, a continuidade e até mesmo o financiamento público.
Atender a todos os cidadãos, da maneira adequada a cada grupo social, especialmente os mais frágeis, teoricamente não parece complicado, entretanto o governo faz parecer muito mais do que é. Como, por exemplo, a valorização das universidades sobre as escolas, desvalorizando o ensino fundamental e médio, que daria uma base sólida para o futuro do jovem e supervalorizando as universidades, onde o aluno encontrará dificuldades e formar-se-á um profissional abaixo do padrão desejado.
A manutenção de uma mesma política pública ao longo de sucessivos governos diferenciados é tão importante quanto qualquer outro princípio. Essa continuidade garante à pessoa que depende, ou simplesmente se utiliza de um serviço desses, maior segurança e estabilidade, sabendo que pode contar com o projeto para se apoiar.
Porém, sem o financiamento público adequado, nada adiantaria. Ele garante que os investimentos serão destinados corretamente à determinada política pública. Tem-se nesse ponto uma questão importante: o povo percebe que o dinheiro não é investido conforme o desejado, o dinheiro destinado às escolas e hospitais é desviado e usado para bem próprio e as pessoas ainda pagam mais com o aumento de impostos.
A população quer esclarecimentos sobre todos os gastos que ficaram omissos por tanto tempo, quer também melhorias em todos os aspectos possíveis. De fato os governantes, tanto atuais quanto os que ainda virão, devem fazer melhor do que tem sido feito, assim talvez a população se satisfaça e o país avance.