visagismo
No dia 16 de abril de 2013, na cidade de Ventania no estado do Paraná, considerada uma cidade de pequeno porte com aproximadamente dez mil habitantes, visitei um salão de cabeleireiro para ver que tipos de medidas são adotadas sobre biossegurança, no processo de reduzir ou minimizar os riscos de contaminação.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste local, um ambiente pequeno, mas bem arejado, iluminado, com divisória entre a sala de espera e a área de trabalho do profissional. Percebi que apesar de pequeno é bastante requisitado, muitas pessoas procurando marcar horário. O profissional trabalha da seguinte maneira: não usa jaleco sempre com suas roupas normais, tem lugar próprio para lavar os cabelos, as toalhas são limpas esterelizadas com hipoclorito de sódio (água sanitária), sendo usadas individualmente, as escovas e pentes sendo de uso coletivo, são lavadas com água quente e esterelizadas com hipoclorito de sódio (água sanitária) ou álcool 70%, uma vez por semana ou quando nescessárias, já as tesouras e navalhas são esterelizadas no aparelho esterelizador. Nos procedimentos de tinturas, clareamentos, mechas, escovas progressivas, relaxamentos entre outros são usados luvas e máscaras, no local não tem extintor de incêndios.
3. CONCLUSÃO
Eu gostei do ambiente achei moderno tem uma decoração visual bem moderna, aconchegante deixando os clientes bem à vontade. O profissional tem bastante conhecimento na função que desempenha. Acho que os procedimentos de biosseguranças estão adequados conforme o tamanho da localidade. Apenas o seu ambiente de trabalho poderia ter um pouco mais espaço e ter um extintor de incêndio no local, pois trabalha com equipamentos elétricos.