Peter sengue
Peter Senge
INTRODUÇÃO
Desde cedo aprendemos a separar e dividir os problemas para facilitar a execução de tarefas e o tratamento de assuntos complexos. Com isso, freqüentemente deixamos de ver as conseqüências dos nossos atos e perdemos, também, o sentido de conexão com o todo maior.
Precisamos resgatar a nossa capacidade de ver o mundo como um sistema de forças entrelaçadas e relacionadas entre si. Ao fazermos isso estaremos em condições de formar as organizações de aprendizagem, nas quais as pessoas se colocarão objetivos mais altos, aprenderão a criar os resultados desejados e a usar novos e elevados padrões de raciocínio, enfim, onde as pessoas aprenderão continuamente a aprender em grupo.
DISCIPLINAS DA ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Se uma organização de aprendizagem fosse uma inovação no campo da engenharia, os seus componentes seriam chamados de “tecnologias”, mas como é uma inovação no campo do comportamento humano, seus componentes devem ser vistos como
“disciplinas”. Disciplina, nesse contexto, significa “um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e dominadas para serem postas em prática”. E você só se torna competente numa disciplina mediante a prática.
São cinco as disciplinas que vêm convergindo para facilitar a inovação nas organizações que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas é crucial para o sucesso das outras quatro. São elas: ü ü ü ü ü Domínio pessoal
Modelos mentais
Objetivo comum (visão compartilhada)
Aprendizado em grupo
Raciocínio sistêmico (a quinta disciplina)
A quinta disciplina - raciocínio sistêmico - é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este é um grande desafio, pois é muito mais difícil integrar novos instrumentos do que aplicá-los separadamente. Mas o esforço traz recompensas que valem a pena.
1
PRIMEIRA DISCIPLINA: DOMÍNIO PESSOAL
O Domínio Pessoal é a base espiritual da