Learning organization
Segundo a definição de Peter Senge: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”
Sengue vê o aprendizado como a única fonte sustentável da vantagem competitiva, valoriza o aprendizado do dia – a - dia ao longo do tempo, e não os treinamentos convencionais. Além disso, afirma que, para que o aprendizado efetivamente aconteça, a liderança mais importante não vem de quem está no topo da pirâmide, mas dos "líderes de linha locais"
Ele fala em seu livro A Quinta Disciplina que é preciso resgatar a nossa capacidade de ver o mundo como um sistema de forças entrelaçadas e relacionadas entre si e que a partir deste ponto estaremos em condições de formar as Organizações de Aprendizagem, onde as pessoas aprenderão continuamente a aprender em grupo.
Essas cinco disciplinas são segundo Sengue programas permanentes de estudo e práticas que levam ao aprendizado organizacional e com elas é possível adquirir as capacidades fundamentais para organização. Embora desenvolvidas separadamente cada uma delas é crucial para o sucesso das outras quatro.
• A primeira disciplina é o domínio pessoal. Significa aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.
• A segunda disciplina, que chamo de modelos mentais, consiste em refletir, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões.
• A terceira disciplina, visão compartilhada, é estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.
• A quarta disciplina, aprendizado em equipe, está em transformar as aptidões coletivas ligadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas