Pessoas com deficiencia no mercado
Existe uma lei que obriga as empresas a contratar funcionários com necessidades especiais e portadores de diversos tipos de deficiência.
Desde o ano de 1991, entrou em vigor noBrasil uma lei que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a ter em seu quadro de trabalhadores pessoas portadoras de deficiências físicas. A lei determina uma quantidade de vagas exclusivas para profissionais com deficiências, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários da empresa. Os direitos já alcançados pelas pessoas com deficiência não são poucos; no entanto, essas conquistas ainda não foram suficientes para amenizar o preconceito e as diferenças que existem em relação às pessoas sem deficiência.
Fiscalização
O órgão fiscalizador das empresas com mais de 100 funcionários é a Receita Federal do Brasil, mas mesmo assim poucas empresas cumprem essas normas, que visam abolir o preconceito do mercado de trabalho. As deficiências aceitas no ambiente de trabalho podem ser auditiva, visual, intelectual, múltipla e física e a condição da pessoa deficiente deve ser comprovada através de um laudo médico ou um certificado de reabilitação profissional que é emitido pelo INSS. A questão da inclusão de deficientes no ambiente de trabalho é um desafio para as empresas, mas todas devem ver isso como uma oportunidade incrível, pois promover a diversidade no ambiente profissional traz muitos benefícios. Benefícios
As pessoas com deficiência têm formação diferente, visões mais específicas sobre os problemas; enfim, há uma imensidade de pensamentos e culturas diferentes reunidas em um único lugar, proporcionando à empresa uma visão mais holística, promovendo a criatividade, crescimento e a inovação.
Preconceito
As barreiras para a inclusão de deficientes no mercado de trabalho, na maioria das vezes estão, muitas vezes, concentradas em nossos pensamentos, pois a sociedade ainda tem muito preconceito e muitos