PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
RESUMO:
O estudo apresentado refere- se a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.Quando se trata da dificuldade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho o debate ainda gira em torno do preconceito. Mas mesmo diante de leis que determinam a contratação e manutenção desses trabalhadores, empregados e empregadores parecem não entrar em um consenso sobre o tema. De um lado estão as pessoas com necessidades especiais que reclamam da desigualdade, enquanto do outro, as empresas dizem que o problema é a falta de qualificação.Do ponto de vista de desempenho profissional, os funcionários deficientes deverão ser avaliados da mesma maneira que qualquer outro funcionário. O que será preciso avaliar permanentemente é o programa de inclusão em si: devem ser revistas periodicamente as fontes de recrutamento, os métodos de seleção e treinamento e as ações de sensibilização e integração, visando melhorar continuamente o programa. A inclusão não e apenas colocar junto, mas garantir a permanência no trabalho, desenvolver programas de contratação e capacitação, adaptar os locais de trabalho e sensibilizar as empresas e colaboradores que irão trabalhar com pessoas com deficiência.
Palavra Chave: Inclusão, Deficiência e Mercado de trabalho.
1 Conceituação e Características
As pessoas com deficiência já conseguiram muitos direitos, mas não são estes direitos que os tornaram menos diferentes das pessoas sem deficiência, principalmente quando se fala em mercado de trabalho. Atualmente no Brasil já existem leis que obrigam empresas, com o quadro de funcionários acima de 100, contratarem uma porcentagem dessa minoria. Porém é muito difícil encontrar empresas que cumprem essas normas.
As deficiências podem ser diferenciadas em relações as áreas atingidas, podendo ser físicas, auditiva, visual, intelectual, visual e múltipla. Mas o que impede a inclusão não é o tipo de deficiência,