PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO TRABALHO: UMA ADEQUAÇÃO INCLUSIVA
2. Problema
A análise da metodologia pedagógica de capacitação profissional, tanto do meio educacional, como no meio empresarial, bem como dos preceitos legais pertinentes à questão da inclusão nos fizeram chegar a um questionamento: a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho é possível?
3. Justificativa
O tema pesquisado decorre de questão levantada na nossa formação acadêmica no que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Consideramos que a inclusão de pessoas com deficiência intelectual é um tema que vem ganhando espaço em suas abordagens, de maneira especial no mercado de trabalho. A obrigatoriedade da Lei de Cotas, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência, tornou necessário se fazer um estudo acerca não só dos conceitos relacionados à deficiência propriamente dita, mas sobretudo, dos procedimentos pedagógicos tanto no processo educacional, relacionado à profissionalização dessas pessoas, quanto no processo de contratação e manutenção do deficiente no ambiente de trabalho, bem como, a importância da intervenção pedagógica neste ambiente.
4. Objetivo:
4.1. Objetivo Geral
Analisar a efetividade da inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho
4.2 Objetivo Específico
Investigar práticas pedagógicas voltadas para capacitação profissional do deficiente intelectual bibliograficamente e na prática escolar e empresarial;
Apresentar os benefícios da inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho;
Analisar de que forma a empresa se prepara pedagogicamente para receber deficiente intelectual no ambiente corporativo
Analisar a transição do deficiente intelectual no que se refere à escola/empresa
Analisar o entrosamento do deficiente intelectual no ambiente de trabalho, no que se refere à auto-estima,