PESQUISAS SOBRE PEIXES
Os peixes mais consumidos no Brasil são de água salgada, cerca de 90% e, entre as espécies preferidas estão: badejo, cação, linguado, robalo, sardinha, tainha. Esses consumidores estão mais concentrados no litoral brasileiro. Porém, o consumo de pescado de água doce aumenta a cada ano, em virtude da popularização do esporte e da piscicultura.
Os frutos do mar também são muito apreciados pelo brasileiros. Um deles é o camarão, que seco e salgado, pode ser transportado para todo o Brasil. O curioso que esse crustáceo tem um similar em água doce, conhecido como pitú, e que já é criado em tanques particulares. O siri de água salgada tem o seu similar, que é o caranguejo, muito encontrado nos mangues entre à água doce e água do mar. Os "frutos do mar" mais consumidos no Brasil, são: camarão, caranguejo, siri, lagosta, lagostim, mexilhão, ostra, vieira, vôngole ou búzios, lula e polvo.
Veja dicas para comprar, peixes e frutos do mar.
Saiba: A carne de peixe não acondicionada de forma devida, pode causar vários distúrbios à saúde. O peixe fresco deve ser consumido ou congelado, no máximo em 24 horas. Evite deixar à temperatura ambiente ou com calor excessivo. Caso contrário, tempere com sal e limão e coloque em lugar fresco. Para congelar, Limpe as vísceras e não tempere o peixe. Os congelados, secos, salgados ou enlatados devem estar dentro do prazo de validade.
• As escamas devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo. Não devem estar embaçadas e opacas, passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso esteja, evite.
• As guelras devem estar úmidas e com