conversão de base
Conversão de Bases Numéricas
Prof.a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos
Email: profcarolinadgs@gmail.com
Página: profcarolinadgs.webnode.com.br
Sistemas de Numeração
O sistema de numeração é formado por um conjunto de símbolos utilizados para representação de quantidades e de regras que definem a forma de representação de quantidades / valores. Cada sistema de numeração possui um método diferente de representar quantidades.
Atualmente,o sistema de numeração decimal é o sistema mais importante e mais utilizado por nós, seres humanos, para a representação de quantidades em geral, sendo este reconhecido universalmente. No mundo da computação, os sistemas digitais operam com mais de um sistema de numeração ao mesmo tempo, onde o mais utilizado é o sistema binário.
Unip / Profa Dra. Carolina
2
Bases de Numeração
Objetivos da aula
1. Tipos de bases de numeração
2. Conversão de bases
3. Aritmética computacional
Unip / Profa Dra. Carolina
3
Notação Não-Posicional
O valor atribuído a um símbolo é inalterável - independe da posição em que se encontre no conjunto de símbolos que representam uma quantidade.
Unip / Profa Dra. Carolina
4
Notação Posicional
O valor atribuído a um símbolo dependente da posição em que ele se encontra no conjunto de símbolos que representa uma quantidade. O valor total do número é a soma dos valores relativos de cada algarismo (decimal, binário, octal).
Unip / Profa Dra. Carolina
5
Bases de Numeração
• Base Decimal (Notação Posicional)
– Desde os primórdios, o Homem vem adotando formas e métodos para representar números (operações aritméticas: soma, subtração, etc);
– Mais utilizada e utiliza DEZ símbolos para representar quantidades; – Assumem valores diferentes dependendo da posição;
– Sistema decimal, ou seja, base 10, devido a quantidade de algarismos disponíveis;
– Os números podem ser escritos:
• 1303
130310
Unip / Profa