Conversão de bases
Disciplina: Organização de Computadores
Aluno: Nathan Wesley Falkiévicz
1.0-Sistemas de numeração
Nos primórdios os homens primitivos não tinham a necessidade de contar, porém este conceito foi se transformando com o decorrer da história, o surgimento da escrita e do comércio nas civilizações mais antigas impulsionaram a necessidade de se trabalhar com números, surgindo os primeiros sistemas de numeração de que se tem notícia. No mundo atual diariamente trabalhamos com números, seja a quantidade de açúcar que colocamos em nosso café da manhã, o quanto estamos atrasados para o trabalho ou ainda quanto dinheiro teremos que deixar para as verduras da feira. Pense, seria possível viver na sociedade atual sem um sistema de numeração?
“Creio que sua resposta é não”. Sendo partidário desta opinião, nos deparamos com a necessidade de dominarmos os sistemas de numeração existentes, facilitando nossos relacionamentos no dia a dia.
2.0-Bases
Primeiramente o que é uma base?
A base em um sistema de numeração. Determina a quantidade de símbolos disponíveis para utilização.Ex: Base 10 (Decimal) é composto por 10 símbolos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9).
2.1-Tipos de bases
Binário
Muito utilizado para representar circuitos eletrônicos, visto uma associação natural existente entre seus dois símbolos (0 e 1) com presença ou não de pulsos elétricos no circuito. Em geral, a presença de pulsos é representada pelo elemento 1 e a falta deste, ou um pulso em menor voltagem, ou ainda voltagem negativa são representadas pelo 0.
Base 2 - Composto pelos símbolos 0 e 1.
Octal
A representação com apenas dois símbolos como acontece no sistema binário é trabalhosa, para representar grandes quantidades, necessitados de diversos 0s e 1s. Para facilitar a representação de grandes quantidades, o Sistema Octal é uma alternativa interessante, visto que conseguimos representar qualquer número Binário de 3 dígitos com um único em Octal.
Ex: 000 (Binário) = 0