Conversão Bases numéricas
Na lição anterior tivemos uma introdução aos números decimais, binários, hexadecimais e octais.
Nesta lição vamos aprender algumas técnicas para transformar números de bases diferentes entre si.
Conversão de Decimal para Binário
Para encontrar o número binário correspondente a um número decimal, são realizadas sucessivas divisões do número decimal por 2.
Em seguida, o resto da divisão de cada operação é coletado de forma invertida, da última para a primeira operação de divisão, como na figura, onde foi obtido o número binário correspondente ao número decimal 25:
Na figura acima vemos que o número decimal foi dividido sucessivamente por 2 e os resultados foram coletados da última para a primeira divisão, formando o número binário.
Conversão de Binário para Decimal
Como vimos na lição anterior, para descobrir o número decimal correspondente a um número binário, basta calcular a soma de cada um dos dígitos do número binário multiplicado por 2 (que é a sua base) elevado à posição colunar do número, que, da direita para a esquerda começa em 0.
Vejamos uma conversão do número binário que obtivemos na conversão acima:
Conversão de Decimal para Hexadecimal
A conversão de números decimais para hexadecimais é idêntica à conversão de decimal para binário, exceto que a divisão deve ser realizada por 16, que é a base dos hexadecimais.
Quando tiver dúvida sobre o valor em hexadecimal de algum resto, verifique na tabela da lição anterior.
Conversão de Hexadecimal em Decimal
A conversão de números hexadecimais em decimais é realizada através da soma dos dígitos hexadecimais multiplicados pela base 16 elevada à posição colunar contando da direita para a esquerda, começando em 0, de forma semelhante à conversão de binários em decimais:
Note que os caracteres que definem os dígitos hexadecimais A, B e C foram substituídos pelos valores equivalentes em decimais 10, 11 e 12 de acordo com a tabela da lição anterior para a