Pesquisando a motivação
Atualmente torna-se cada vez mais necessário à área de RH mensurar suas ações através de procedimentos técnicos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações. Mas, em se tratando, de motivação, como medi-la? Como mensurar algo que nos parece tão abstrato e de âmbito essencialmente pessoal?
Parece que quantificar a "motivação em si" é uma tarefa realmente complicada. Entretanto, hoje já contamos com alguns instrumentos que podem nos ajudar a nos aproximar um pouco mais deste conceito, através da sua operacionalização em outros mais tangíveis (avaliando o nível de satisfação do colaborador com a empresa, com as lideranças, com o ambiente de trabalho, etc.).
Um destes instrumentos é a Pesquisa de Clima Organizacional.
Em primeiro lugar, o que é uma pesquisa de clima organizacional?
É um instrumento voltado para análise do ambiente interno e externo a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento de motivação dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Levantamento de opinião, segundo o qual os empregados têm a oportunidade de manifestar seus sentimentos e satisfação ou insatisfação em relação as suas atividades, políticas, práticas da empresa, estilos de liderança e outras variáveis de interesse da Direção.
Mas por que pesquisar?
Geralmente, quando é solicitada uma pesquisa dessa natureza, é recomendado fazer algumas perguntas-chave para os clientes: quais são seus objetivos com os resultados recolhidos? O que estará por trás desse levantamento? Será feita alguma ação específica em relação aos resultados?
Sabemos que uma pesquisa de clima, por si só, já funciona como um agente motivador em sua execução, pois dentro desta ação está intrínseca a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós".
Esta