Zoologia
Este curto explicativo sobre a gramática da música vai ajudá-lo muito. Leia-o com atenção. Seja qual for o instrumento que deseja tocar, seu conhecimento musical irá ampliar muito.
Pauta ou Pentagrama
São cinco linhas horizontais e paralelas, formando entre si quatro espaços que são contados de baixo para cima. São nesses espaços e linhas que se escrevem as notas.
Linhas Suplementares
A pauta possui linhas suplementares, tanto superiores quanto inferiores, que auxiliam a notação musical nas notas mais graves e mais agudas, podendo chegar à cinco linhas suplementares, contadas a partir da pauta. Se você necessita de apenas uma linha a mais, não é necessário colocar as outras quatro.
Clave
É colocada no início da pauta e serve para dar nome e representar a altura dos sons.
A clave de Sol é a mais usada. Ela representa os sons médios e agudos. No violão, por exemplo, a escrita é feita uma oitava acima (você verá isso mais à frente) do que soa. Existem ainda a clave de Fá, para sons mais graves e a clave de Dó (2ª, 3ª e 4ª linhas) que dificilmente é utilizada. Seria interessante citar que também existem músicas escritas na clave de Fá na 3ª linha e na clave de Dó na 1ª linha, porém não são mais utilizadas.
Outra curiosidade: Em uma partitura para piano, por exemplo, será comum você encontrar a música escrita em clave de Sol e, logo abaixo, em clave de Fá. Isso ocorre pelo fato de o pianista / tecladista tocar as duas simultaneamente, uma com a mão direita e outra com a mão esquerda. Geralmente correspondem à harmonia e à melodia.
Notas
São apenas sete e variam de altura na pauta, podendo, assim, tornar-se mais graves ou mais agudas.
Valores
Denominam a duração