lupus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico ou, mais simplesmente Lúpus, é uma doença crônica,auto-imune, que causa inflamações em várias partes do corpo, especialmente na pele, juntas, sangue e rins.No estado normal nosso sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos cuja função é proteger o organismo das eventuais agressões,sejam dos vírus, das bactérias, de células cancerígenas e quaisquer outros corpos estranhos. Estes agentes agressores, capazes de determinar a produção automática de anticorpos, são então chamadosantígenos.
Apesar de muitos homens serem afetados pelo Lúpus, ele costuma ocorrer de 10 a 15 vezes mais nas mulheres adultas do que nos homens adultos. Mesmo entre as mulheres, acredita-se que aquelas deorigem africana, indígena ou asiática desenvolvam a doença com mais freqüência do que mulheres brancas.
Possivelmente os fatores hormonais seriam responsáveis pela maior incidência do Lúpus entre asmulheres. Isso pode ser suspeitado tendo em vista o aumento dos sintomas que ocorre antes do período menstrual e durante a gravidez. Particularmente o estrogênio estaria relacionado à doença .
Quantoà idade, o Lúpus pode aparecer em qualquer faixa etária e os sintomas serão os mesmos nos homens e mulheres.
EPIDEMIOLOGIA
Lúpus é uma doença de distribuição mundial que afeta todas as etnias, principalmente a etnia negra. Pode afetar homens e mulheres mas ocorre geralmente em mulheres de meia idade. Apesar de não haver cura os índices de morbilidade e mortalidade diminuem com o passar dos anos por conta dos avanços científicos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia no Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existem cerca de 65.000 pessoas com lúpus. Acredita-se que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença. Não há pesquisas confirmando, mas verifica-se uma equivalência de casos em brancas e negras, já que no Brasil existe uma diversidade entre as raças.
QUADRO CLINICO
O