PESQUISA O EFEITO DAS CORES
Como agem as cores?
Nós conhecemos mais sentimentos do que cores. Dessa forma cada cor pode produzir inúmeros efeitos no nosso corpo. Cada cor atua de um modo diferente, dependendo da situação. O mesmo vermelho pode ter um efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar. O amarelo pode ter um afeito irritante ou caloroso.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DAS CORES
Os primeiros estudos das cores tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Depois, descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outras cores.
Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais.
SIGNIFICADO DAS CORES
VERMELHO: Símbolo da paixão, erotismo e sensualidade, também pode ser associada ao perigo. É a cor mais quente que existe. Simboliza fogo e vitalidade, mas pode criar reações agressivas. Estimula o aumento da frequência cardíaca e aumenta a respiração.
LARANJA: Verão, calor, alegria e juventude são as palavras que melhor definem essa cor. No geral, pode aumentar a confiança e traduzir muito otimismo e até mesmo estimular o sistema respiratório devido ao brilho.
AMARELO: Cor quente e brilhante, o amarelo é o símbolo da divindade em várias culturas por ser a cor do sol. É capaz de motivar a alegria e despertar a criatividade, agindo como algo que elimina o cansaço, pode acalmar a excitação nervosa e até aliviar dores de cabeça.
VERDE: Símbolo da esperança e fertilidade, o verde funciona como hipnótico e sedativo, pois ajuda na insônia e casos de excitação nervosa, reduzindo também a fadiga e pressão arterial e contribuindo com as dores de cabeça.
AZUL: Calmante ligado ás coisas profundas é capaz de transmitir bondade, serenidade e paciência ajudando até na