Rochas Sedimentares
Aula 7– ROCHAS SEDIMENTARES
Rochas Sedimentares
1. Conceito
Rochas sedimentares são aquelas originadas a partir da remoção, acumulação e consolidação dos produtos resultantes da decomposição ou fragmentação de quaisquer rochas preexistente, através dos agentes intempéricos, bem como da deposição de qualquer material proveniente da atividade orgânica (animal ou vegetal) ou precipitação de soluções químicas.
Importância de seu Estudo
As Rochas Sedimentares representam a ação dos processos geológicos naturais através dos tempos, e seu estudo permite reconstituir os eventos da história geológica da Terra como, por exemplo, determinar quais foram as condições paleoambientais, paleoclimáticas ou paleogeográficas em que se deu a deposição das diversas seqüências de sedimentos.
Formação das Rochas Sedimentares
A formação de uma rocha sedimentar decorre de uma sucessão de eventos, que constituem o chamado ciclo sedimentar.
As etapas básicas do ciclo sedimentares são:
• Decomposição das rochas preexistentes;
• Remoção e transporte dos produtos resultantes do intemperismo;
• Deposição desses produtos numa bacia de sedimentação; • Consolidação, transformação dos sedimentos soltos em rocha compacta (diagênese).
CICLO DA ROCHA SEDIMENTAR
a) Decomposição das rochas preexistentes: essa
“destruição” será efetuada através da ação conjunta do intemperismo e da erosão;
A Geomorfologia distingue bem os dois processos:
Intemperismo é a desagregação dos minerais formadores da rocha tanto por processos químicos quanto por processos físicos. Mas isto é in sito, ou seja, no exato lugar em que a rocha se encontra.
Erosão é o transporte de sedimentos pelos rios, ventos, geleiras...Geralmente são sedimentos já intemperisados, inconsolidados. Logo, intemperismo não é erosão mas é anterior a esta.
b) Remoção e Transporte dos produtos originados pelo intemperismo: os produtos originados pela fragmentação e decomposição intempérica das rochas (fragmentos de rochas