Pesquisa e Prática Pedagógica
Assistir esses vídeos nos possibilitou ter uma visão diferente do ser criança, pude perceber que essa relação está diretamente relacionada com a criação que recebemos e com a classe social em que vivemos. Em certos vídeos é possível perceber que certas crianças já tem uma responsabilidade e uma infância tão dura com preocupações financeiras e laborais que ainda não eram para fazer parte de suas vidas, por esse motivo deixam de conhecer um mundo de fantasias e preocupações pertinentes a essa faixa etária por falta de condições financeiras adequadas.
No documentário “A Invenção da Infância” é facilmente visível que a relação criança-criança é minimamente vista na hora em que eles brincam, quando existe esse tempo. No dia a dia a relação dessas crianças com os adultos é de igual pra igual, limitando os sentimentos dos mesmos. Em um dos filmes citados vemos fortemente a presença dos pais, e podemos analisar claramente a diferença em outros onde os pais quase não aparecem deixando a consciência dos filhos guiar o caminho certo para o futuro.
A criança tem seus próprios desejos e sentimentos que são tolidos por muitos pais. O fato de achar que sabem o melhor para os filhos muitas vezes não os deixa disfrutar de sua imaginação e fantasia como visto no filme “Cinema Paradiso”.
Como conclusão desse estudo arrisco-me a dizer