Pesquisa e prática pedagógica
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------ 01
DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------- 02
CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------- 06
ANEXOS-------------------------------------------------------------------------------- 08
REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------- 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho contém relatos de entrevistas realizadas com 16 (dezesseis) professores, sendo 8 (oito) da Educação Infantil e 8 (oito) dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa se propõe a investigar o processo da prática docente cotidiana no espaço pedagógico.
Este relatório tem como foco principal a relação pedagógica considerada como categoria fundamental da didática no processo de ensino e aprendizagem. A discussão deste tema se impõe no sistema educacional, marcado por constantes mudanças provocadas por estudos que emergem no cenário da educação e se desenvolvem em conexão com demandas apresentadas pelos movimentos sociais e pelos próprios educadores.
A educação das crianças, que tradicionalmente cabia aos pais, hoje está sendo dividida com a escola. Como alguns professores não foram capacitados para essa nova função em seus cursos de formação, existe um descompasso entre essa capacitação e a solicitação dos pais em relação à educação dos filhos.
A educação é um fenômeno humano, histórico, social e cultural. Ela se caracteriza pela sua multidimensionalidade. Desse modo, é possível dizer que não existe um único modelo de educação, que a escola não é o único espaço de educação dos sujeitos e da mesma forma, não é apenas o professor o único profissional responsável pelo processo educativo.
Uma das maiores solicitações das escolas é para trabalhar o relacionamento professor-aluno. No contato