Pesquisa Tudo sobre Fermento
1 – OQUE É? substantivo masculino
1. Agente (uma enzima, um organismo) capaz de provocar a fermentação; levedura.
2. Massa de farinha que, tendo azedado, provoca a fermentação em outra massa de pão, quando a esta se mistura; levedura.
Fonte: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=oque+e+fermento
O fermento é um agente enzimático que promove a levedação nas receitas, ou seja, é ele o responsável por fazer aquele delicioso bolo de chocolate crescer ou o pão ficar fofinho. Atualmente é até difícil imaginar a culinária sem a presença desse ingrediente, uma vez que, desde sua invenção, ele está presente nas cozinhas domésticas e industriais realmente fazendo a diferença na produção de massas.
O fato é que, com o avanço tecnológico e o surgimento de novas pesquisas, acabou-se descobrindo fórmulas de outros tipos de fermentos, de modo que hoje em dia há uma grande variedade desse ingrediente disponível no mercado.
2 – TIPOS
1. Fermento biológico seco
O fermento biológico seco é composto por organismos vivos — enzimas, fungos e leveduras —, que são ativados ao entrar em contato com água e farinha. Esse tipo de fermento produz gases que fazem a massa crescer lentamente, além de conferir leveza e sabor aos alimentos. O produto vem em pacotinhos e potes a partir de 15 gramas, podendo ser conservado livre de refrigeração, já que não tem umidade. O fermento biológico seco é indicado especialmente para fazer massas de pizza, pão, rosquinhas, esfirras e outros salgados.
2. Fermento biológico fresco
O fermento biológico fresco age da mesma forma que o fermento seco, mas apresenta 70% de umidade. É conhecido como fermento de padaria, podendo ser encontrado em embalagens de 15 gramas ou ½ quilo. É composto por substratos diversos e precisa ser mantido sob refrigeração para preservar sua capacidade de fermentação. Deve ser usado em massas doces e salgadas de pizza, pães e rosquinhas.
3. Fermento químico
Esse tipo de fermento