How to brew para iniciantes
________________________________________
Pessoal,
Nesses anos que eu venho fazendo cerveja e participando ativamente de listas, fóruns, etc, vejo algumas dificuldades e dúvidas que são clássicas entre os iniciantes, sendo todas elas as que eu também tive quando comecei.
Já escrevi alguns artigos sobre coisas mais específicas de equipamentos, fermentação, entre outras coisas, mas agora quero dar uma atenção maior aos cervejeiros que estão iniciando.
Nesse sentido, resolvi escrever sobre várias dúvidas, processos, termos, conceitos, e alguns mitos que envolvem todo o processo e os equipamentos para fazer cerveja.
Só quero esclarecer que eu não sou dono da verdade. O texto que vou escrever agora mistura uma série de técnicas, mas também muitas coisas da minha "postura cervejeira" em relação a como fazer cerveja e a como enfrentar um problema ou algo inesperado, e isso tem a ver com convicções pessoais em relação a processos, mas sobretudo, como potencializar meu aprendizado quando me deparo com problemas. O que eu vejo de forma muito freqüente são cervejeiros que se deparam com problemas, mas que não entendem esse problema como uma grande oportunidade de aprendizado, e esse é um dos principais fatores que eu também quero tratar aqui.
Então, vamos lá.
- Não tente resolver um problema que você não tem certeza absoluta... que é um problema
Essa talvez seja uma das maiores dicas. NÃO ENTRE EM PÂNICO, e não tome ações afobadas.
Tentar resolver um problema que você ainda não tem capacidade de avaliar direito pode fazer com que a sua tentativa de correção CAUSE UM PROBLEMA que não existia antes.
Problema clássico: o cara faz a cerveja toda, inocula o fermento no domingo, e terça-feira ainda não borbulhou o air-lock. O que ele faz? "AI MEU DEUS, aconteceu algo! O fermento