Trabalho de Hist ria
LIBERALISMO ECONÔMICO;
SOCIALISMO UTÓPICO E CIENTÍFICO.
Trabalho, feito pelo acadêmico: Cledson da Silva, apresentado para a disciplina de História Econômica, do Curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual do Centro Oeste. UNICENTRO- Campus de Pitanga PR. Como requisito para a obtenção da nota parcial da disciplina. Professor: Felipe Polzin.
Pitanga-PR
03/09/2015
Ao falar do liberalismo trazemos sua definição como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica, portanto é uma doutrina económica que se desenvolveu na segunda metade do século XVIII, baseada na livre concorrência, na iniciativa das pessoas e das empresas e na não intervenção do Estado na economia Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
A partir do século XIII, o desenvolvimento da atividade comercial das cidades e o aparecimento do capitalismo mercantilista representaram o início de uma transformação radical das sociedades.A burguesia, concentrada nas cidades, foi a principal protagonista desse processo histórico. As características fundamentais desse movimento, além da restrição das atribuições do estado, foram a defesa da livre concorrência na área econômica e a definição dos direitos fundamentais do indivíduo, entre os quais a liberdade de ideias e de crenças e a sua livre expressão.
O movimento, que adquiriria sua mais acabada expressão no liberalismo, converteu-se na ideologia em que a burguesia se apoiou para assumir o controle do estado a partir das últimas décadas do século XVIII, e depois impregnou profundamente os princípios políticos das sociedades modernas.
De início, o sistema liberal não previa partidos políticos, entendidos como na atualidade, dadas as afinidades básicas que existiam entre os representantes parlamentares. Observou-se, a princípio, a necessidade