Pesquisa sócia educativa dos estudantes de serviço social
PESQUISA SÓCIA EDUCATIVA DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
RESUMO:
O Projeto de Pesquisa sobre o Perfil dos Estudantes da Universidade Anhanguera se iniciou em Outubro de 2010 pelos acadêmicos em serviço social – Tem como objetivo conhecer a realidade acadêmica de cada aluno e sua perspectiva profissional.
PALAVRAS CHAVE: assistência estudantil; ensino superior; perfil social de estudantes universitários
Introdução
Esta pesquisa se propõe a conhecer a realidade acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Anhanguera - MG, dimensionando os reais valores de cada acadêmico em relação ao curso de serviço social nesta pesquisa foi traçado o perfil dos estudantes da Universidade Anhanguera.
Com esse intuito, parte-se da premissa de que a legislação brasileira deve garantir o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior. Entendendo-se a educação como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação na luta pelos direitos de cidadania e pela emancipação social, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, nos seus Artigos 205 e 206, I, que a educação é dever do Estado e da Família e tem como princípio a igualdade de condições de acesso e permanência na escola.
Art.205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art.206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
1. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
Igualmente expressa no Artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em 20/12/1996, “O ensino deverá ser ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)”.
Porém, de acordo com Almeida (2000), a crise estrutural do sistema educacional