Empregabilidade Social
Serviço Social
Este profissional contribui para a formulação de políticas públicas sociais e atua no processo de organização e mobilização da sociedade civil, com a finalidade de solucionar problemas e promover o pleno exercício da cidadania. Cria e coordena campanhas de saúde, alimentação, habitação e outros temas, além de promover ações de reintegração social de grupos marginalizados. Sua atuação deve se pautar pela ética e o compromisso de assistir às camadas menos favorecidas da população.
Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, mostrando que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.
A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas para acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social.
Principais áreas de atuação
- Assistência a pacientes e familiares em unidades básicas de saúde, ambulatórios especializados e hospitais
- Apoio educacional em escolas e creches
- Assistência a crianças e adolescentes em varas de justiça e em conselhos de direitos
- Elaboração e coordenação de projetos em organizações sociais
- Gestão de políticas e programas sociais em órgãos de governo
- Segurança do trabalho e gestão de recursos humanos em empresas privadas
Estágio obrigatório?
Sim
Quem recruta estagiários?
- Empresas.
- Instituições e organizações sociais.
Mercado de trabalho
Profissionais no mercado:
Cerca de 93 mil.
Exigências para atuar na profissão:
- Ter curso superior em Serviço Social .
- Estar registrado no Conselho