psicologia
CAXIAS
2012
INTRODUÇÃO
A Filosofia exerce na sociedade uma ação de profunda importância para as transformações, isso se dáde formas mais diversas possíveis, pois através de projetos desenvolvidos pelos filósofos que conseguimos a maioria dos avanços de liberdade e pensamentos e ações na nossa vida contemporânea.
(...) filosofar é promover uma reflexão profunda sobre a natureza e o ser humano, analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Aprender a filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsionou a desempenhar um papel mais consciente e ativo dentro dele. (CONTRIM, 2010, p.20)
Ainda na Grécia Antiga, e tentando definir melhor o sentido da Filosofia, Platão (428 a.C. – 347 a.C.) mostra que o amor (Filos) é carência, desejo de algo que não se tem. Logo, a Filosofia é carência, mas também recursos para buscar o que se precisa, e o filósofo não é aquele que possui o saber, mas sim quem busca conhecer continuamente.Já no período Medieval, a Filosofia tornou-se investigação racional posta a serviço da fé. Isso porque com o advento do cristianismo e sua adoção pelo Império Romano, bem como com o surgimento da Igreja Católica, desenvolveu-se um modelo de saber em que a razão discursiva justificaria a compreensão dos textos sagrados.
No período Clássico (Renascença e Modernidade), a Filosofia se confundiu com o estudo da sabedoria entendida como um perfeito conhecimento de tudo o que o homem pode saber para conduzir sua vida (moral), para conservar sua saúde (medicina) e criar todas as artes (mecânica). Antes do aparecimento da ciência como a temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento no mundo durante muitos séculos . Filosofia então é a busca do conhecimento.Nessa direção, a finalidade última da filosofia consiste na contemplação e aclaramento das ideias através do pensamento, na orientação do indivíduo e da sociedade. Somos