Pesquisa sobre formação de professores
O objetivo do trabalho a ser apresentado é mostrar a prática cotidiana de alguns professores em sala de aula investigando a função dos conteúdos abordados pelas disciplinas do 3° semestre, a partir de entrevistas realizadas com os mesmos, com análise embasada no artigo “Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre a prender e ensinar”.
2 DESENVOLVIMENTO
A – APRESENTAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES
a) Segundo o professor A, que atua no Centro Educacional e Laboratório de Cultura – CEDULC (escola particular), nos anos 1° a 3° do ensino médio, e o professor B da escola estadual João Beraldo, que atua no 6° a 9° ano do ensino fundamental, os conteúdos trabalhados pelas disciplinas de Sociedade, Educação e Cultura; Língua Portuguesa: História; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Educação e Inclusão; Psicologia da Educação são muito importantes em sua prática cotidiana em sala de aula, pois essas disciplinas ajudam a construir pilares teóricos para serem aplicados na prática.
b) Conforme o professor A esses conteúdos são muito importantes e são necessários para que consigam atender um público variado, com realidades diferentes. O professor B também diz serem muito importantes esses conteúdos, pois oferecem subsídios teóricos para uma melhor prática em sala de aula.
c) O professor A afirma que a formação que ele recebeu em seus cursos de graduação, licenciatura não os capacitou completamente para atuarem nas escolas, pois viu disciplinas desencontradas com a proposta do curso, sobretudo o conhecimento é um processo de conhecimento contínuo. Já o professor B diz que, a formação em seus cursos recebida o capacitou em teoria, mas só a prática irá provar sua competência.
d) Os professores A e B buscam formação continuada quanto a estes conteúdos. Segundo eles, sempre é