MATEMATICA
Karen Maria Jung
Introdução
Este trabalho tem por objetivo mostrar como a pesquisa, na formação de novos professores, é abordada nos diferentes cursos de Licenciatura de algumas universidades brasileiras. Buscou-se saber também, como a pesquisa, na formação de professores, é apresentada nas leis brasileiras. Para verificar como ela é vista na Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se uma entrevista com a professora responsável pela
Comissão de Graduação do curso de Matemática e outra com a Coordenadora da
Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS.
Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se também uma pesquisa documental.
Foram buscadas respostas nas leis e diretrizes brasileiras e nos diversos endereços eletrônicos das universidades brasileiras. O interesse por este assunto nasceu de leituras de artigos que apontam a pesquisa como sendo algo desconhecido entre os professores do Ensino Básico.
Resolveu-se então, verificar, onde a pesquisa poderia, ou deveria, ser “apresentada” aos professores ou, futuros professores.
A importância da pesquisa na formação do professor
Pesquisar é uma forma de encontrar respostas para diversas perguntas. Existem diversas formas para se encontrar essas respostas, tais como: investigar, indagar, conhecer outras realidades; a partir dessas respostas, pode-se conseguir formular novas idéias sobre determinados assuntos ou, aprimorar assuntos já existentes.
É através disso que se nota como a pesquisa, na formação do professor, é importante para seu bom desempenho em sala de aula. Pois, segundo Pavanello (2003), o professor deve ter a sua disposição um conhecimento abrangente, que faça com que ele não se limite a conteúdos e sim, observe que é mais importante ter um conhecimento diferenciado desses conteúdos. A pesquisa, na sua formação é uma forma de mostrar, para os futuros professores, como é importante buscar novos conhecimentos, pois é