Respeito e Liberdade
Até que ponto o humor pode ir o humor? Liberdade de expressão é algo importante, mas será que não deve haver nem um pouco de censura? Por outro lado, o que acontecerá com o mundo se tudo for censurado por conta de determinadas religiões?
Não foi a primeira vez que o mundo se dividiu por conta de religião e cultura. Parte das pessoas acha que não haveria atentados ou mortes se o mundo respeitasse mais outras culturas; outra parte defende a liberdade de imprensa, dizendo que não podemos deixar de publicar determinadas piadas e matérias apenas porque ofenderia alguém. Os dois lados devem ser estudados, antes de as discussões começarem.
Não é certo dizer que um lado defende o respeito e o outro, a liberdade. Não pode haver respeito e liberdade? Só porque respeitamos alguém, devemos nos censurar? E só porque não nos censuramos, estamos desrespeitando alguém? E onde entra a aceitação? E onde entra o humor? As pessoas deveriam se levar menos a sério...
A maioria das culturas não gosta de ler ou ver nada que brinque com suas crenças, alegando que é falta de respeito. Sentem-se ofendidos e não respeitados. Um padre não suporta ouvir piadas religiosas, as tratando quase como pecado. Sentem como se não estivessem levando suas crenças a sério. Não paramos muito para pensar, mas há uma grande insegurança que os rodeia o tempo todo, e um grande medo também. Medo de achar algo engraçado e ser castigado por uma força maior. Piadas devem se puras e o humor negro não é permitido, do ponto de vista deles.
Mas será que isso não é um pouco de hipocrisia? Olhando por esse lado, parece que nós somos quem os ofende, enquanto eles apenas sofrem calados. Mas sabemos que não é assim. Por outro lado, eles também nos julgam e dizem o que é certo e errado. E nós também nos sentimos errados, também nos sentimos inseguros e com medo. Eles ditam suas regras e nós somos obrigados a obedecer, com medo de sermos punidos por uma força maior.
Não espero