Mensagem Como Ser S Bio A Respeito Da Liberdade Crist
Referência: 1 CORÍNTIOS 10:1 -33
INTRODUÇÃO
Na encenação vimos a respeito de Daniel. Daniel foi arrancado da sua pátria, da sua família ainda adolescente e levado cativo para a Babilônia. Ele perdeu sua nacionalidade, sua LIBERDADE, seu nome e sua identidade, mas resolveu ser um influenciador em vez de sucumbir às circunstâncias adversas. Daniel estava cercado por uma horda de homens inescrupulosos, que encastelados no poder, buscavam seus próprios interesses. A honestidade de Daniel incomodou a estes. Daniel era um homem de oração e manteve sua vida de oração, mesmo sabendo que os seus inimigos haviam tramado contra ele para o matar. Ele foi jogado na cova dos leões, mas Deus o tirou da cova da morte e o alçou ao ponto culminante da honra. Daniel honrou a Deus e foi honrado por ELE.
Mas a nossa meditação vai trazer outro personagem bíblico que relata sobre a liberdade cristã. Este personagem é PAULO, que escreve a respeito da liberdade cristã em 1 Coríntios.
Desde o capítulo oito o apóstolo Paulo vem tratando da questão da liberdade cristã. No capítulo 8 ele mostrou que o conhecimento deve ser balanceado com o amor. No capítulo nove, Paulo cita o seu exemplo para mostrar de forma positiva como ele usou sua liberdade cristã.
Agora, no capítulo dez o apóstolo vai citar um exemplo da liberdade cristã, que é o exemplo de Israel.
I EXPERIÊNCIA DEVE SER BALANCEADA COM A PRECAUÇÃO – V. 1-22
O apóstolo Paulo adverte sobre o grande perigo de autoconfiança (10:12). Paulo usou a nação de Israel como exemplo para advertir os crentes de Corinto que eles deveriam conjugar a experiência com a precaução. Paulo faz três advertências básicas:
Paulo adverte que privilégios não são garantia de sucesso – v. 1-4
O povo de Israel recebeu muitas bênçãos do Senhor: proteção, orientação, sustento, perdão. Mas, a despeito desses privilégios o povo pecou contra Deus e pereceu no deserto.
Esses privilégios não pouparam Israel de cair em