PESQUISA SOBRE A FORMA O DE PROFESSORES
O conhecimento sobre aprender a ensinar
Carlos Marcelo
Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Sevilha
Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira
Trabalho apresentado na XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1997.
A pesquisa sobre formação de professores tem crescido quantitativa e qualitativamente nos últimos quinze anos. Pouco a pouco, tem-se constatado um incremento na preocupação de conhecer mais e melhor a maneira como se desenvolve o processo de aprender a ensinar. As perspectivas e enfoques que se foram utilizando para abordar essa problemática também foram evoluindo. Assim, se inicialmente a pergunta que nos fazíamos era: o que é um ensino eficaz?, pouco a pouco apareceram outros problemas como: o que os professores conhecem? que conhecimento é essencial para o ensino? e quem produz conhecimento sobre o ensino?
(Fenstermacher, 1994).
Ao mesmo tempo que os problemas evoluíram, percebemos também uma maior preocupação em ampliar e engrandecer os modelos de análise. Assim, se inicialmente a preocupação centrava-se principalmente nos professores em formação, pouco a pouco foi aparecendo considerável literatura de pesquisa a respeito dos professores principiantes e dos professores em exercício. A análise dos processos de inovação e mudança, suas implicações organi-
Revista Brasileira de Educação
zacionais, curriculares e didáticas faz que, cada vez mais, a pesquisa sobre a formação de professores seja percebida como necessidade indiscutível.
Dada a amplitude e diversidade de temas e enfoques recentes na pesquisa sobre formação de professores, uma síntese geral dessa pesquisa está muito além das possibilidades deste artigo. Em trabalho recente podem encontrar-se mais detalhes dos conteúdos que abordo aqui de maneira mais superficial (Marcelo, 1994).
Se há um tema que surgiu com vigor nos últimos anos, obrigando a reformular os estudos sobre formação de professores, referimo-nos certamente às pesquisas