Pesquisa sobre bordieu
As teorias sobre o sistema educacional de Bourdieu se aplicam em nossa realidade perfeitamente. Observa-se uma desigualdade social de grandes proporções e o ambiente escolar não fica imune. Em nosso país as classes menos favorecidas economicamente são dominadas de forma velada pela classe social mais abastada. Relacionando-as com os problemas do Brasil, notamos a relação entre os problemas educacionais e a diferença entre as classes sociais, principalmente econômicas. Tanto na França quanto no Brasil, a diferença na qualidade do ensino está baseada na classe social em que o ser está inserido.
A escola é dependente da sociedade e com isso acaba por disseminar através das diferenças entre os alunos a continuidade da violência simbólica. Uma forma de mudar esse quadro seria com ações pedagógicas que ensinariam aos alunos que a diferença deve ser vencida e não continuada.
Conforme estudado durante as etapas desta ATPS , podemos concluir que para nossa sociedade um dos maiores problemas a serem tratados é o da desigualdade social, nosso papel como educadores está intimamente ligado ao fato da conscientização de nosso povo. Em sala de aula o professor tem o dever de instruir o aluno de maneira que ele construa suas próprias opiniões, saiba refletir e discernir as informações recebidas que nos chega das mais diferentes maneiras entre elas: redes sociais e televisão.
Quando nós profissionais dessa área escolhemos essa profissão, sabemos que estamos formando, médicos, arquitetos, engenheiros, comerciantes, advogados, governantes, pessoas que no futuro poderão fazer grande diferença. Somos formadores de seres humanos, seres que devem salvar uma vida independente do quanto se pode pagar por ela. Seres que deveriam saber aplicar as leis para todos, e seres que