O PROBLEMA DA PESQUISA
Data: 18/07/2015
Atividade: O problema da pesquisa.
Polo: Itambé
O PROBLEMA DA PESQUISA.
TEMA : IDENTIDADE DE GENERO.
1. Baseado no texto de Danielle Oliveira e Lídio de Souza (Gênero e violência conjugal; concepções de psicólogos), que relação há entre a cobrança de gênero e os dados da violência conjugal?
O artigo acima relaciona e sistematiza as relações entre a cobrança de gênero e a violência dentro do convívio conjugal. Dados sobre a violência domestica, sofrida por mulheres através de seus maridos, revelam que ainda existe a ideia que o comportamento feminino deve ser de submissão ao masculino, essa relação construída entre gêneros recebe o nome de “cobrança de gênero”.
2. De que maneira Pierre Bordieu, analisa o Androcentrismo em seu estudo “A dominação masculina”, e até que ponto isso esta enraizado em nossa sociedade?
O Autor destaca que a dominação masculina esta ancorada profundamente e de maneira inconsciente em nossa sociedade, em grande parte por haver sido colonizada por etnias Androcentricas, que valorizavam o perfil masculino. Nessa analise histórica e etnográfica, Bordieu, Sistematiza a maneira como essas ideias foram sustentadas ao longo dos anos, seja através da religião ou de costumes de supervalorização da identidade masculina.
3. Após fazer uma analise histórica e cultural sobre como a sexualidade foi vista através das eras, que problema ainda resta ser vencido pela sociedade atual, segundo mostra o estudo “sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico”?
Esse artigo aborda como era vista a questão da sexualidade em povos antigos como Roma, Grécia antiga, passando pela Europa e finalmente no Brasil. Ainda assim a sociedade atual precisa vencer ideias pré construídas de que há comportamento padrão definido pelo sexo dos indivíduos, pois isso cria um ambiente de dominação e falta de respeito a novos gêneros. Precisamos evoluir na desconstrução de gêneros dominantes.
REFERENCIAS:
OLIVEIRA, DANIELLE