O Problema De Pesquisa
Micheline Tacia de Brito Padovani¹
O texto O Problema da Pesquisa como pergunta ou conjunto de perguntas. In Planejamento de Pesquisa – Uma introdução. P. 31-50, apresenta como se dá o problema de pesquisa ao realizar um projeto de pesquisa. Com a leitura e resumo do texto em questão temos por objetivo apreender como ocorre a clareza em relação ao problema da pesquisa. Para Vasconcelos, um pesquisador ao iniciar uma pesquisa fará intervenções na realidade a ser pesquisada e colherá informações com o propósito explícito de localizar um problema de pesquisa ou de detalhar o problema inicialmente formulado. No entanto, as circunstâncias apontadas falam sobre a importância do detalhamento do problema guia futuro. Dessa forma, cria-se uma confusão entre elementos relativos a um problema de pesquisa e o próprio problema, não deixando explícito o que se pretende pesquisar.
O professor aponta que para a realização de uma pesquisa uns itens costumam fazer relação com o problema são eles: área; tema; título; sujeito; instituição versus problema de pesquisa. Luna aponta ainda que uma pesquisa pode surgir de uma intenção imprecisa. O pesquisador precisa delimitar um tipo de sujeito, um título, uma instituição com a qual pretende trabalhar, além de uma área de pesquisa e a especificação de que se pretende tratar com a seleção do tema.
Ao fazermos a leitura do texto vemos expostos os requisitos básicos de que uma pesquisa precisa preencher a defesa da independência de sua natureza e do referencial adotado quanto aos elementos propostos. Ao discutir sobre o problema de pesquisa é evocada pelo autor a importância da clareza do problema, que sem dúvida, auxilia na tomada de decisões e indicando o caminho a ser traçado pelo pesquisador.
Entretanto, ao fazer do problema de pesquisa uma pergunta, por exemplo, faz-se a delimitação quanto a intenção do pesquisador. Quanto ao tema problema de pesquisa, Sérgio diz que: hipóteses e objetivos de pesquisa não