Pesquisa sobre ao posicionamento da área de rh nas eras organizacionais
CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
ADENILSON RIBEIRO DE SOUSA FILHO
PESQUISA SOBRE O POSICIONAMENTO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ERAS ORGANIZACIONAIS CLÁSSICA, NEOCLÁSSICA E DA INFORMAÇÃO
VILA VELHA – ES
2010
ADENILSON RIBEIRO DE SOUSA FILHO
PESQUISA SOBRE O POSICIONAMENTO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ERAS ORGANIZACIONAIS CLÁSSICA, NEOCLÁSSICA E DA INFORMAÇÃO
Trabalho apresentado a professora Mirian Souza Santos, da disciplina de Desenvolvimento Gerencial do terceiro período do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Faculdade Novo Milênio.
VILA VELHA – ES
2010
As três etapas das organizações no decorrer do século XX
1- Era organizacional Clássica
A Era organizacional ou da industrialização Clássica compreendeu o período de 1900 a 1950 e contava com uma estrutura organizacional predominantemente burocrática, funcional, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. Havia ênfase no departamento funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas.
A cultura organizacional predominante era baseada na teoria X, com foco no passado, nas tradições e nos valores conservadores, com ambiente organizacional estático, previsível e com poucas e gradativas mudanças.
A Teoria Clássica da Administração e o Modelo Burocrático surgiram como a media exata para as organizações dessa época.
As pessoas eram consideras como fatores de produtos inertes e estáticas. A Administração dos Recursos Humanos era com ênfase nas regras e controles rígidos para regular as pessoas.
As relações com os funcionários pela Área de Administração de Pessoas daquela época foram consideradas como Relações Industriais.
2- Era organizacional Neoclássica
A Era organizacional ou da industrialização Neoclássica