Trabalho
A Bioquímica estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, animais e vegetais, os compostos bioquímicos e sua importância industrial.
Álcoois graxos
Os álcoois graxos são álcoois primários com mais de 8 átomos de carbono na cadeia, que geralmente é linear. Compostos com essas características, que apresentam 16 ou mais átomos de carbono na cadeia, são denominados álcoois graxos superiores. Em condições ambientes, os álcoois graxos que possuem de 8 a 11 átomos de carbono são líquidos oleosos e os que possuem acima de 11 átomos de carbono são sólidos.
Os álcoois graxos saturados mais importantes são o octílico, C8H17OH,o decílico, Cl0H21OH, o laurílico,
C12H23OH, miristíliico C14H29OH, cetíliico, C16H33OH, e o estearílico, C18H37OH. Os álcoois graxos insaturados comercialmente importantes são: o oléico, o linoléico, e o linolenílico. Os álcoois graxos são usados como solventes para graxas, ceras, gomas, pomadas de uso farmacêutico, aditivos para óleos lubrificantes e como tensoativos não-iônicos formando emulsões de óleo em água.
Você sabe o que vem a ser uma emulsão? Leia abaixo.
São dispersões coloidais em que tanto o dispergente como o disperso se apresentam na fase líquida. A palavra emulsão vem do latim emulsu, que, significa ordenhado, devido à aparência leitosa da maioria das emulsões. Trata-sede um sistema formado pela mistura de dois líquidos imiscíveis de tal forma que um deles, o que se apresenta em maior quantidade, faz o papel de dispergente, enquanto o outro se distribui em gotículas bem pequenas difundidas em suspensão no primeiro, fazendo o papel de disperso. As emulsões são instáveis, porém certas substâncias podem agir como emulsificantes, dando estabilidade às emulsões. É o caso dos álcoois graxos (tensoativos não-iônicos). Os cremes cosméticos são constituídos de uma emulsão base na qual são incorporadas outras