Artigo
RH » Mudança » Entrevista
Vamos implantar a área de RH! E agora?
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
O investimento no capital humanou é, sem dúvida alguma, uma das vertentes que leva empresas dos mais diversificados segmentos e portes a se destacarem no mercado. Contudo, para que isso se torne uma realidade as organizações precisam contar em sua estrutura com a área de Recursos Humanos, pois é ela quem lida com as pessoas e oferece o suporte necessário para que a alta direção e todos os demais líderes identifiquem quais os gaps existentes nos talentos e quais os processos que precisam ser implantados e melhorados para que os talentos deem uma entrega cada vez mais expressiva.
Para conversar sobre a importância de ter uma área de RH atuante na empresa, o RH.com.br conversou com Priscylla Oliveira, a diretora da Sinergia Recursos Humanos. Segundo ela, é preciso que se faça uma diferenciação entre o tradicional DP e o RH. "O Departamento Pessoal é o setor responsável pela parte burocrática na relação funcionário e empresa. Este setor cuida das rotinas de admissão e demissão, suporte administrativo, orientação aos colaboradores, enfim, é responsável por cumprir a Legislação Trabalhista. Já o setor de Recursos Humanos é o responsável por cuidar das pessoas, tem como principal função pesquisar e melhorar o clima organizacional", enfatiza, ao se referir às empresas que acreditam que contar apenas ter apenas o setor de DP será suficiente para atrair e reter profissionais que façam o diferencial. Durante a entrevista, ela fala sobre como se implantar uma área de RH, principalmente em empresas de pequeno e de médio porte. Boa leitura!
RH.com.br - Apesar do investimento no capital humano ter se tornado indispensável para que uma empresa seja competitiva, ainda encontramos organizações que persistem em acreditar que o DP exerce o mesmo papel da área de RH. Qual a sua opinião sobre esse tipo de postura?
Priscylla Oliveira - O Departamento Pessoal é o